quinta-feira, 24 de abril de 2014

Torta de maçã da Vovó Donalda

Fiquei tão empolgada com o post para minha prima que me esqueci de postar a receita.
Dei uma boa olhada em algumas receitas de torta de maça e acabei fazendo uma adaptação, pois algumas eram só com gordura vegetal, outras só com manteiga e então fiz um ajuste.
Usei 50 g de açúcar pois gosto de sentir o doce no recheio mas se preferir, pode colocar um pouco mais.
Bora lá:

Torta de Maça

250 g de farinha de trigo
50 g de açúcar
100 g de gordura vegetal
50 g de manteiga
100 ml de água gelada 

Seja qual for a maneira que for trabalhar com a massa (mãos, batedeira ou processador), reserve a água e junte os demais ingredientes num recipiente. Misture bem até formar uma massaroca, tipo farofa. Em seguida junte a água fria. Quando a massa estiver bem homogênea, deixe descansar num saco plástico ou numa vasilha fechada na geladeira no mínimo 15 minutos.

Recheio

6 maças grandes descascadas e picadas (usei maça Fuji)
2 limões pequenos espremidos e coado
50 g de farinha de trigo
120 g de açúcar
canela a seu gosto

Piquei as maças em pedaços pequenos, mas não muito miúdos. Em seguida, reguei a maça picada com o suco do limão. Acrescentei a farinha de trigo o açúcar e a canela (bem pouquinho pois aqui em casa o Pe, o Thi e a Lá não gostam muito. Forrei o refratário com um um terço da maça e coloquei o recheio. Com o restante da massa, fiz a cobertura. Usei um rolo de macarrão enfarinhado e jogando farinha quando grudava muito. Fechar as laterais com um garfo ou com a mão e dar o acabamento com o ovo batido. Leve ao forno por mais ou menos 30/40 minutos, dependendo do desempenho do seu forno.




Aqui em casa essa torta vai de qualquer jeito. Morna ou fria com ou sem sorvete de creme.
Enjoy




Nenhum comentário: