terça-feira, 6 de setembro de 2011

Aula de tingimento

Uma das aulas demonstrativas que assisti no Quilt Show foi com a Lala Andreoti sobre tingimento de tecidos.
A Lala é uma pessoa querida e muito atenciosa.



Ela deu uma pequena aula de tingimento, usando a técnica de marmorização. Basicamante o que dá o efeito para a finalização do trabalho é como você arruma o tecido para mergulhá-lo no corante.
Para o efeito da marmorização temos que arrumar o tecido esticado e juntá-lo, com as duas mãos, ainda na mesa ou superfície que você estiver trabalhando, formando um "montinho".
Talvez com a foto dê pra ter uma idéia melhor.




Em seguida, é necessário prender firme o "montinho" com elástico e mergulhá-lo na água, bem quente. Ela ressaltou bastante a questão da temperatura. Tem que estar muito quente para o corante dissolver bem.



Depois da primeira etapa, abrimos o tecido e fazemos outro montinho, deixando para fora, as partes do tecido em que o tingimento ficou mais fraco.



Depois está pronto.



Nesta foto, a cor está bem forte pois o tecido ainda esta molhado. Quando secar a cor fica mais fraca.
Não deu pra esperar secar....
Acho que foi válido ter assistido a demonstração, mas o que eu prefiro mesmo é o tingimento que dê a impressão de ser natural, usando café, casca de cebola ou ainda outros corantes naturais.
Conversei com ela sobre isso, inclusive contei a minha experiência fracassada. O comentário foi que para este tipo de tingimentos, o tecido deve ser natural, sem qualquer tratamento. O que é difícil achar. Ela ainda me disse que tenho que tentar tirar as resinas do tecido com prévias lavagens (com sabão em pó) além de dar um choque térmico após o tingimento.
Vou tentar depois coloco aqui.


Nenhum comentário: